sábado, 26 de outubro de 2013

Acontece em São Leopoldo/RS, o VIII Sulão Bíblico-catequético!


Oração do VIII Sulão

Deus nosso Pai, nesta memória dos 25 anos do Sulão, agradecendo pela caminhada feita, te Pedimos de reanimar em todo o Povo de Deus a esperança, sinal da tua presença amorosa e estímulo para o nosso testemunho. 

A tua Palavra continue no centro da vida e da atividade da Igreja. Senhor Jesus, catequista do amor e da esperança, ensina-nos a sermos missionários come tu o foste na Palestina, dois mil anos atrás.

Estejam em nós as atitudes presentes no teu agir: misericórdia com os pecadores, procura dos excluídos, amor aos pobres, coragem da verdade, perseverança e confiança no Pai. 
Deus Espírito Santo, ilumina as nossas mentes para compreender o que significa seguir e anunciar Jesus no mundo de hoje. 

Dá-nos força para confortar os corações atribulados e animar todos com a esperança, que vem da certeza que "Ele está no meio de nós". Maria, nossa mãe, catequista do filho Jesus e primeira missionária, ajuda-nos a sermos perseverantes no anúncio e no testemunho do Evangelho, para que todos tenham vida e vida em plenitude.
Amém.



O VIII Sulão  Bíblico-Catequético, sediado em São Leopoldo/RS, teve sua abertura às 14hs de hoje, dia 25, com término no domingo, dia 27. A mesa foi composta por Dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília e Secretário Geral da CNBB, dom Jacinto Bergmann, Arcebispo de Pelotas/RS, Bispo referencial do Regional Sul3 e presidente a Comissão Episcopal Patoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB, Dom Zeno Hastenteufel, Bispo da Diocese de Novo Hamburgo e coordenador da CNBB Sul 3, Dom Paulo Mendes Peixoto, Bispo de Uberaba-MG e da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Dom Vilson Dias de Oliveira, Bispo de Limeira/SP e Bispo Referencial do Regional Sul 1, Dom Jacinto Inácio Flach, Bispo de Criciúma/SC, Bispo Referencial do Sul4, Dom José Gislon, Bispo de Coxim/MS e referencial do Regional Oeste 1, Dom Antonio Migliore, Bispo de Coxim/MS e referencial do Regional Oeste 1, Profª Liana Plentz, Profº Valmor Silva, Pe Paulo César Gil, coordenador AB-Catequética Sul 1.


o Sulão é uma oportunidade para dar novo vigor aos catequistas.


Dentro as atividades do Ano da Fé, teve início nesta sexta-feira, 25 de outubro, o VIII Sulão de Catequese organizado pelos regionais Sul 1, Sul 2, Sul 3, Sul 4 e Oeste 1 da CNBB. O evento prossegue até o domingo, 27, na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul (RS), comemorando, também, os 25 anos de Sulão. O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner saudou os participantes na abertura do encontro.

1ª Conferência: O protagonismo do catequista no mundo e na Igreja de hoje



INTRODUÇÃO: Inicio externando o meu agradecimento por este honroso convite que chegou até mim pela Coordenação da Catequese do Regional Sul II. Não sei exatamente porque convidaram a mim para este trabalho, porém estou feliz com a proposta. Trabalhei bastante entre leituras, reflexões, conversas e sínteses para oferecer algo a vocês. Espero que esteja a contento.Trago comigo um conceito muito amplo de catequese, não apenas a catequese de crianças, mas a catequese de todos os cristãos. Algumas coisas que direi deverão ser entendidas na dimensão da catequese de todos os cristãos e outras, certamente no conceito de catequese das crianças. Em alguns pontos que procurarei lembrar devidamente, acrescentarei um ou outro elemento que parece importante para a compreensão geral do tema.

De acordo com presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética, e arcebispo de Pelotas (RS), dom Jacinto Bergmann, o Sulão é uma oportunidade para dar novo vigor aos catequistas. “À luz da Palavra de Deus, renovamos nossa esperança na fidelidade dos catequistas que acompanham seus catequizandos no processo de iniciação à vida cristã, apresentando-os a Jesus, que os despertam para o seguimento”.

O objetivo do evento é também resgatar e celebrar a história dos 25 anos do Sulão para reanimar a esperança na caminhada bíblico-catequética e destacar vias e modelos que inspirem o protagonismo de catequistas discípulos missionários para os novos tempos. O assessor da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB, padre Décio José Walker, está acompanhando as atividades do Sulão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário