quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Primeira carta estudo do SULÃO


Você está recebendo a primeira carta em preparação ao IX Sulão bíblico catequético. Nesta carta apresentamos uma atitude comunicadora de Jesus e uma imagem sobre a cor que corresponde ao tempo da Iniciação à Vida Cristã (cf. Plano de cartas) para serem utilizadas na leitura pessoal ou comunitária da carta.

Imagem motivadora
Identidade
Atitude comunicadora
de Jesus
Acolher


“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
o Pai das misericórdias e Deus de toda Consolação” ( 2Cor1,3)
A identidade de Jesus vai se revelando em sua aproximação e desejo de uma relação de um amor real e transformador. Nele se abre, para todos que o encontram, a possibilidade de se relacionar com Deus. No encontro pessoal com o Senhor, nasce o discípulo, que assume sua identidade cristã, capaz de se encantar com suas palavras e reconhecê-lo como Mestre que conduz e caminha ao seu lado. Sabemos que Deus nos predestinou a uma vida de alegria em Cristo. Ele nos escolheu para termos acesso ao seu amor revelado em seu Filho e Nele sermos adotados como filhos e filhas, pois a adoção dá direito a herança. (cf. Ef 1,5)
“Deus, infinitamente perfeito e bem-aventurado em Si mesmo, num desígnio de pura bondade, criou livremente o homem para o tornar participante da sua vida bem-aventurada. Por isso, sempre e em toda a parte, Ele está próximo do homem. Chama-o e ajuda-o a procurá-Lo, a conhecê-Lo e a amá-Lo com todas as suas forças. Convoca todos os homens, dispersos pelo pecado, para a unidade da sua família que é a Igreja. Para tal, enviou o seu Filho como Redentor e Salvador na plenitude dos tempos. N'Ele e por Ele, chama os homens a tornarem-se, no Espírito Santo, seus filhos adotivos e, portanto, herdeiros da sua vida bem-aventurada.”. (CIC,1)
Esse gesto benevolente de Deus é acolhedor. No livro do Deuteronômio encontramos um registro sobre a intercessão de Moisés que revela sua confiança em Deus que acolhe e sustenta o seu povo com mão forte: “Eles, no entanto, são teu povo, tua herança que com teu grande poder e braço estendido tiraste do Egito”. (Dt 9, 29). A certeza da presença de um Deus que se faz companheiro de caminhada impregnou a história de um povo fiel e sedento de vida até a chegada de Jesus e confirmada na vinda do Espírito Santo, garantia da nossa herança. A encarnação do Verbo é a prova desse Amor acolhedor, que rico em misericórdia, veio para garantir vida em abundância aos que são atraídos a Ele. Jesus, o bem amado, assumiu e revelou em sua vida esse Amor no meio do seu povo. Por onde ele caminhava, nas suas palavras e gestos, nas advertências e ensinamentos, no meio dos pobres e nobres, nas cidades e nas estradas, Jesus repetia com generosidade o gesto comunicador do Pai ao acolher a todos, dando-lhes a indicação de um caminho de conversão e comunhão. Aos poucos, sua fama foi se espalhando e sua identidade reconhecida. Ele se aproximava das pessoas e as chamava pelo nome. O Nome é a identidade de uma pessoa. Esse gesto confirma que Ele repetiu a pedagogia do Pai: “Eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chamo pelo nome”. (cf Is 45, 1-5)
De fato, Ele chamava pelo nome porque conhecia a pessoa e a conhecia muito mais do que seu nome, conhecia sua dor e sofrimento, sua esperança e seus sonhos. Ainda hoje continua a chamar pelo nome a cada um para viver e anunciar a alegria da Boa Nova. O Documento de Aparecida, no capítulo 6, fala de um caminho de formação para aqueles que se deixam alcançar por Jesus. Essa aproximação coloca a pessoa chamada para o exercício de um discipulado missionário. Com o gesto de acolher, uma das atitudes comunicadoras de Jesus, muitos apóstolos e discípulos foram formados pessoalmente pelo Mestre.
Jesus nos busca nos dias de hoje, onde estamos! Vem ao nosso encontro pois a iniciativa é dele.faz chegar aos nossos ouvidos o Querigma dos primeiros apóstolos, faz arder nosso coração com a mesma fé que movia a vida dos primeiros cristãos. Ele quer nos envolver com seu amor e dar sentido a nossa vida, dando-nos a conhecer sua identidade. Em nós, catequistas, e, por nossa voz, deve ressoar o anúncio querigmático como centro de nossa atividade evangelizadora.    
O Papa Francisco, em sua Exortação Apostólica Evangelli Gaudium fala que “não há nada mais sólido, mais profundo, mais seguro, mais consistente e mais sábio que esse anúncio”. (EG 165). Ainda mais, nos ajuda a entender que o anúncio querigmático é a resposta para todos os anseios de quem busca pelo Senhor: “Toda a formação cristã é, primariamente, o aprofundamento do querigma que se vai, cada vez mais e melhor, fazendo carne, que nunca deixa de iluminar a tarefa catequética, e permite compreender adequadamente o sentido de qualquer tema que se desenvolve na catequese. É o anúncio que dá resposta ao anseio de infinito que existe em todo o coração humano.” (EG 165)
No coração de quem encontra o Senhor é gerada uma felicidade infinita, quem responde ao seu chamado deixa-se impregnar de sua palavra e de seu olhar, de sua voz que chama e de seu olhar que encontra. Recordemos o que nos diz o Documento de Aparecida:  “conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria. ” (DAp 32) Enfim, queridos catequistas, irmãos e irmãs na fé, “alegrai-vos, trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, tendes um mesmo sentir e pensar, vivei em paz e o Deus do amor e da paz estará convosco”. (2Cor 13, 11)
Um grande abraço!
Lumen Equipe de Coordenação do Sulão
Provocações para reflexão:
1.    Atitude comunicadora de Jesus
2.    Como você vê o desafio de acolher Jesus que está entre nós e em cada um de nós?
3.    Como a catequese pode testemunhar essa atitude desafiadora de Jesus?
Leitura Orante:
Para experimentar a acolhida de Jesus, faça a leitura orante do texto bíblico Lc 19, 1-10.
Continuaremos nossa conversa sobre as atitudes acolhedoras de Jesus na próxima carta:
ENCONTRAR
Leitura e Escuta Orante
da Palavra de Deus: 
Lc 19, 1-10


Nenhum comentário:

Postar um comentário